MÉTODO GODOY DE DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL: NÃO É MÁGICA, É CIÊNCIA!

Home   /   Blog

Método Godoy de Drenagem Linfática Manual: Não é mágica, é ciência!

Método Godoy de Drenagem Linfática Manual: Não é mágica, é ciência!

A técnica de drenagem linfática manual Godoy & Godoy foi desenvolvida pelos professores Prof. Dr. José Maria Pereira de Godoy, médico e cirurgião vascular e pela Profa. Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy, Terapeuta Ocupacional, que desde 1999 divulgam seus trabalhos sobre a técnica sempre baseada em evidencia científica.

 

Durante seu processo de validação, os autores seguiram as fases de avaliação cientifica, sendo a técnica analisada nas três etapas: estudo In vitro, In vivo e clínico. Portanto, é o único método de drenagem linfática manual que segue toda a rigorosidade cientifica exigida. Ele foi publicado em varias revistas nacionais e internacionais e vários livros, sendo que o ultimo foi publicado na forma de e-book e esta na livraria Amazon.com, como o nome de Manual Lymphatic Therapy: The Godoy & Godoy Concept.

 

Godoy & Godoy desenvolveram, além da técnica, novos conceitos no tratamento do linfedema que despertou interesse da Escola Linfoterapia Americana e de médicos da Mayo Clinic USA que visitaram a Clinica Godoy para conhecer os pacientes e ver os resultados do tratamento. Eles ficaram impressionados com os resultados e sugeriram a criação da Godoy & Godoy: International School of Lymphatic Therapy nos EUA. O método já tem escolas na Argentina e EUA, mas já foi divulgado em outros países.

 

Minha experiência com o método é desde 2005 quando tive oportunidade de vivenciar a pratica no próprio Clínica Godoy em São Jose do Rio Preto. A partir deste contato tenho divulgado esta técnica pois acredito que, alem dos benefícios que qualquer outra técnica de drenagem linfática apresenta, a simplicidade e praticidade do Método Godoy impressionam.

 

Desde novembro de 2012 acompanho um paciente com linfedema congênito em membro inferior direito e tenho obtido resultados excepcionais com a técnica. A redução do edema aconteceu e se mantem desde então, melhorando consideravelmente a qualidade de vida do paciente. Além de linfedema, outras patologias podem ser beneficiadas pelo método, alem de sua grande aplicabilidade na estética.

 

Referências:

Godoy JMF, Godoy MFG, Batigalia F. Preliminary evaluation of a new, more simplified physiotherapy technique for lymphatic drainage. Lymphology. 2002;35:91-3
Godoy JMP, Braile DM, Godoy MFG. A Thirty-month Follow-up of the Use of a New Technique for Lymph Drainage in Six Patients. European Journal Vascular Endovascular Surgery. 2002;3:91-3
Godoy JMP, Godoy MFG. Manual lymph drainage: a new concept. J Vasc Br March 2004; 03(1): 77-80.
Godoy JM, Torres CA, Godoy MF. Self-drainage lymphatic technique. Angiology. 2001 Aug;52(8):573-4.
Meyer et al. Lymphatic Drainage (Godoy´s Method) in Cellulite:Assessment by Magnetic Resonace. 2008; 06 (3), 67-70

 

TAGS #Drenagem #Linfática #Manual #godoy&godoy #lifedema #método #godoy

 

Fonte: http://negocioestetica.com.br/site/metodo-godoy-de-drenagem-linfatica-manual-nao-e-magica-e-ciencia/

 

123: